sexta-feira, 6 de abril de 2012

Review: FIFA Soccer - PS Vita

Review
A mais famosa franquia de futebol chega ao PS Vita, novo console portátil da Sony. Com gráficos que agradam e abusando dotouchscreenFIFA Soccer é um jogo obrigatório para quem possui o portátil. Confira!

Nota:
  • 8
  •  
  • 7
  •  
  • 10
  •  
  • 9





Prós
  • Passes através do touchscreen
  • Belos gráficos
  • Modos de FIFA 12
Contras
  • Modo online inconstante
  • Antiga mecânica de defesa








Conclusão
FIFA Soccer chega ao PS Vita como o melhor jogo do gênero esportivo nesse primeiro momento de vida do console. Com quase todos os modos e opções de FIFA 12, o jogo utiliza de forma eficiente a tela touchscreen, localizada na frente do console, para direcionar um passe ou selecionar um jogar, quando não há posse da bola. Porém, o display de trás atrapalha, e força o jogador a segurar o portátil de forma desconfortável.


FIFA Soccer do PS Vita é um dos melhores do gênero no portátil


Nome: FIFA Soccer
Gênero: Esporte
Distribuidora: Eletronic Arts
Plataformas: PS Vita

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Divulgação)
Fifa Soccer - PS Vita
Batendo o concorrente PES nos portáteis

A rivalidade entre FIFA PES é uma das brigas mais acirradas no mundo dos games. Enquanto os fãs da franquia da Konamimostram-se fiéis às evoluções, sejam elas boas ou não, FIFA agrega mais seguidores a cada versão lançada. Agora, a briga chegou aos consoles portáteis: de um lado temos o Nintendo 3DS com o PES 2012 (última versão lançada para o console) e, de outro, temos o PS Vita com o recente FIFA Soccer.

Confira o gameplay do Fifa para o PlayStation Vita:

É importante frisar que o console da Sony leva vantagem sobre o portátil da Nintendo em relação à qualidade gráfica, mas não vamos entrar em detalhes para não mudar o foco para uma outra briga. Portanto, com limitações de console ou não, PES 2012 3D fica para trás em comparação com FIFA.

Isso deve-se a um simples fato: a EA colocou, praticamente, o mesmo FIFA 12 da versão paraPS3 e Xbox 360 no portátil. Claro que, por exemplo, o gráfico é mais simples do que o dos poderosos consoles de mesa, entretanto o jogo, ao lado de Uncharted,  é uma espécie de demonstração do que o console portátil da Sony está fazendo e ainda pode fazer.

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Reprodução: Diego Borges)

Quase todos os modos presentes

FIFA Soccer para PS Vita conta com quase todos os modos de FIFA 12: Kick-off (partida rápida), Tournament Mode (modo torneio) e Carrer Mode (modo carreira). Todos eles apresentam a opção de controlar apenas um jogador - inclusive o goleiro -, conhecida como Be a Pro. Apenas os modos Ultimate Team e Live Season ficaram de fora.

Os famosos tutoriais de FIFA também não foram esquecidos. A novidade é que agora é possível aprender a utilizar os touchscreens do console, além de treinar outras manhas e ensaiar jogadas.

Nas partidas online, apesar de ser fácil encontrar jogadores nas partidas ranqueadas, foram detectados muitos problemas de quedas de frames e travamentos constantes. É bem provável que o problema seja em função da conexão entre os jogadores.

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Reprodução: Diego Borges)

Gráficos aceitáveis

No primeiro contato com FIFA Soccer, o jogador se surpreenderá com a qualidade dos gráficos. Contudo, ao longo do tempo é possível notar que eles não são tão belos quanto imaginamos. Isso porque a resolução da tela do PS Vita ajuda a esconder muita coisa.

Em uma tela menor, é fácil se encantar com a nitidez dos jogadores e cenários. Uma análise mais detalhada, porém, mostra a simplicidade de muitos elementos como, por exemplo, a torcida, que é totalmente estática. Mais exemplos ficam por conta das fotos que ilustram a matéria e foram "printadas" no console.

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Reprodução: Diego Borges)

A jogabilidade que incomoda

A jogabilidade, que nos consoles de mesa sempre foi o grande ponto alto de FIFA, incomoda na versão para PS Vita. Isso se deve ao touchscreen do console, que exige que o jogador faça contorcionismo com as mãos.

Embora o display frontal funcione bem e permita, por exemplo, realizar um passe apenas com um toque na tela, o mesmo não se pode dizer do touchscreen traseiro. Quando você está com a posse da bola, o sensor de trás funciona para chutar ao gol, simulando a baliza adversária nodisplay. Qualquer movimento é identificado como um toque, o que provoca chutes involuntários. Além disso, posicionar os dedos fora do display é bastante complicado.

De resto, FIFA apresenta todos os movimentos costumeiros. Como o PS Vita não conta com quatro botões na parte de cima do console - apenas dois -, eles apresentam dupla função. Por exemplo, o botão da esquerda ("L") pode ser utilizado para realizar um chute por cobertura - estilo "cavadinha" - e também para driblar, bastando mantê-lo pressionado e realizar o movimento com o analógico da direita.

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Reprodução: Diego Borges)

As limitações

Em relação ao FIFA 12, lançado para consoles, há limitações na versão para PS Vita. Por exemplo, foram retirados alguns recursos, principalmente da parte online, como a opção de salvar e compartilhar seus replays pela EA Online.

Ainda sobre os replays, também existe limitação na hora de exibir os melhores momentos no meio e no final das partidas. Apenas dois ou três lances são mostrados, mesmo em uma disputa movimentada com diversos gols ou lances perigosos.

A grande ausência, entretanto, fica por conta do polêmico e inovador sistema de defesa implementado em FIFA 12. Na nova mecânica, o jogador precisa apertar o botão no momento exato para tentar roubar a bola do jogador adversário. FIFA Soccer não conta com esse formato, portanto é possível realizar a tomada de bola de forma automática, como em FIFA 11e nas versões anteriores.

FIFA Soccer PS Vita (Foto: Reprodução: Diego Borges)

Conclusão

FIFA Soccer chega ao PS Vita como o melhor jogo do gênero esportivo nesse primeiro momento de vida do console. Com quase todos os modos e opções de FIFA 12, o jogo utiliza de forma eficiente a tela touchscreen, localizada na frente do console, para direcionar um passe ou selecionar um jogar, quando não há posse da bola. Porém, o display de trás atrapalha, e força o jogador a segurar o portátil de forma desconfortável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário