sábado, 14 de abril de 2012

Review: Resident Evil 5

Review
Nota: 
  • 9
  •  
  • 8
  •  
  • 9
  •  
  • 9





Prós
  • História bem elaborada
  • Extras bacanas.
  • Gráficos estão acima da média
  • Jogabilidade muito divertida
Contras
  • Continuação não lembra a série
  • Enredo não é longo
  • Não põe medo de verdade








Conclusão
Resident Evil volta muito bem, com gráficos, jogabilidade e sons que estão acima da média e uma história envolvente e interessante. O problema é que a continuação não faz jus à franquia de Resident Evil e o modo história é curto, máximo de 10 horas


Confira uma vídeoanálise da UOL para o game:


Série continua muito boa, mas continua esquecendo o estilo Survival Horror



Nome: Resident Evil 5
Gênero:
 Tiro em terceira pessoa
Distribuidora: Capcom
Plataformas: PS3Xbox 360 e PC
Resident Evil 5

Resident Evil 5 foi uma das sequências mais faladas entre 2008 e 2009.

Chris retorna à série como um oficial de uma organização chamada BSAA que combate o terrorismo biológico criado por empresas como a Umbrella, onde suas pesquisas foram parar nas mãos de várias facções terroristas mundo afora.

A organização BSAA descobriu uma rota de fornecimento de armas biológicas em uma distante localidade na fictícia Kijuju, África.

Assim, Chris é designado para o local para realizar suas investigações sobre um projeto denominado Uruboros.

Ao chegar, ele percebe que realmente não é bem-vindo no local.
Logo depois encontra com sua parceira, Sheva Alomar, seu contato no braço africano da BSAA.



Jogabilidade idêntica ao RE4

"Não se mexe em time que está ganhando". A Capcom levou esse ditado a sério, baseando sua jogabilidade praticamente igual a de Resident Evil 4. Ora, porque mudar sendo que RE4 é considerado o melhor da série?

Por isso, a jogabilidade de RE5 é extremamente fácil e muito familiar pra quem já jogou a quarta edição da série, dificilmente alguém encontrará algum problema, uma vez que a mesma flui com naturalidade.

A câmera flui continua no mesmo molde de RE4 que acompanha o protagonista sobre o ombro do protagonista.
Outra coisa que veio direto de Resident Evil 4 são os QTE (quick time events) que dão uma incrementada e cria ainda mais ação para o título.

O famoso "parar-pra-atirar" também continua aqui, o que dá um andamento mais pensado e tático à ação. O rápido giro nos calcanhares também continua como uma mão na roda.

Confira o gameplay de Resident Evil 5

Porém, não foi todo mundo que gostou da jogabilidade, apesar de muitos esperarem grandes novidades, isso definitivamente não aconteceu, ele realmente é uma cópia praticamente idêntica do seu antecessor, se não fosse belos gráficos, e outras coisinhas, você (quase que literalmente) iria jogar Resident Evil 4.

Além disso, muitos não gostaram da continuação do "parar-pra-atirar", por fazer com que os adversários cheguem cada vez mais perto.

Resident Evil 5 é bem parecido com seu antecessor quando se trata da jogabilidade

Chega de fardo e peso-morto

Lembra-se de RE4?

Nele você estava sozinho... não tinha um companheiro e sempre tinha que encarar tudo por conta própria, além do fardo de ter de proteger a filhinha indefesa do presidente, Ashley Graham.

A grande vantagem/novidade de RE5 é a presença de um companheiro armado. A bela e talentosa Sheva Alomar.

Em vez de ser um peso morto ou um fardo, como aconteceu com as parcerias nos títulos anteriores, agora a ação parece mesmo focar na necessidade de se confiar e agir em conjunto, o que vai desde abrir um simples portão, até algumas ações mais complexas (e realmente bem boladas).

Essa novidade, assim como o gameplay, não agradou a todos os fãs da franquia, já que tirou ainda mais aquele sentimento medonho de que você está sozinho, e a qualquer momento, alguém (ou alguma coisa) pode pular alguma coisa em cima de você. Mas, falemos mais sobre isso depois.


Aqui você não está mais sozinho, sua companheira Sheva Alomar estará a todo momento com você

Multiplayer está imperdível

Destacando seu modo online, temos outra grande novidade, pois no próprio game você poderá deixar a rede aberta para que qualquer jogador possa controlar a Sheva durante sua jornada ao longo do jogo.

Saiba que eles podem ser utilizados a qualquer momento, desde um arranhão até um golpe mais mortal, portando, administre muito bem o seu inventário, que agora é em tempo real, ou seja, se estiver em meio a uma horda de "infectados", saiba que não será muito vantajoso parar por muito tempo, então aproveite os momentos em que eles dão um refresco para você.

Modo cooperativo

O game também traz um modo cooperativo local, onde você e um amigo irão no conforto de sua sala, dividindo a tela para combater os inimigos.

Mas, se sua TV for menor que 32 polegadas. Não será uma experiência muito proveitosa, pois a tela não foi amplamente aproveitada, são duas janelas, uma no canto superior esquerdo e a outra no canto inferior direito estarão disponíveis e não no tradicional dividido em tela cheia, mas nada que atrapalhe tanto, apenas tenha uma televisão com tela superior a 32" e não encontrará maiores problemas.


Tela de modo co-op

What are you Buying?

Uma das exclusões que mais fez falta no jogo foi a do mercador. A tradicional frase "What are you Buying?" não será mais ouvida, as vendas e compras serão feitas ao iniciar um novo capitulo ou retomar de onde parou.

Mas uma adição muito bem-vinda que foi aprimorada do RE4 são as armas, você irá gastar muita grana para deixá-las realmente mortais.

De onde sai tanto tesouro?

Tudo bem, nem toda a fortuna encontrada a esmo pelos belos cenários de Resident Evil 5 tem uma explicação realmente plausível. Quer dizer, tudo bem encontrar um pouco de ouro em um velho baú ou em uma mina, mas quem esperaria topar com um diamante dentro de uma caixa de verduras?

Enfim, nada além de um dos mais velhos paradoxos dos videogames.


Gráficos estão muito interessantes e detalhados



Quando falamos dos gráficos, acho que não há nada de mal para falar, o game realmente está visualmente incrível.

Estão muito bem detalhados e muito, mas muito interessantes. Você realmente se sentirá em meios às savanas africanas, bem como toda a variedade de locações como uma zona de extração de petróleo.

Sons tão bons quanto os gráficos

Efeitos sonoros estão perfeitos




E quanto aos sons do game?

Não podemos deixar de falar dele. Aqui, os dubladores deram a vida para este game, e mereciam no mínimo um Oscar de melhor dublagem para um game (pena que não existe).

E os efeitos sonoros?

São um símbolo de perfeição, isso não há dúvidas, o barulho do tiro das armas, tudo muito lindo e perfeito.

Resident Evil 5 se passa nas savanas da África

Replay e extras divertidíssimos

Ao terminar o game pela primeira vez, você poderá comprar itens ou munição infinita para as armas que estiverem disponíveis, ou seja, o seu replay é altíssimo, uma vez que você poderá jogar novamente com a Sheva e garantir mais pontos para comprar tais itens e colecionáveis, que são vitais para conseguir platinar o jogo.

O modo "The Mercenaries" também garante pontos para comprar itens. Eles são contados de acordo com a sua performance. Atire eficazmente,  termine a fase rapidamente, pegue todos os itens e garanta o ranking S ao final das fases. Isto rende uma boa pontuação.

Cadê o survival horror?

É... a cada edição que se passa, a série vem se distanciando do estilo medonho que originou no começo da franquia e tanto fez sucesso.

A primeira vez que notamos isso foi no RE4, ao invés de apostar no horror, trouxe um game mais voltado para a ação, saindo totalmente dos padrões que a franquia já teve um dia...

Mas ainda assim, ele mantém uma campanha que, ocorre em dias nublados, chuvosos, e a noite, além de estar sem companheiro (que não seja um peso-morto) durante toda a campanha, ou  tendo o fardo de proteger a todo o momento a filha do presidente dos EUA.

Resident Evil, pela primeira vez, traz a luz do dia







Mas... em Resident Evil 5, ele esquece completamente o survival horror e parte totalmente pra ação.Ao invés de uma campanha com dias nublados ou noturnos, temos ensolarados dias na África, isso não foi uma coisa ruim, a Capcom fez isso para dar mais detalhes ao game. Mas nenhum survival-horror possui dias ensolarados, não é mesmo?E como se bastasse, agora temos uma companheira armada até os dentes! (Exagerei)

Esqueça aqueles momentos de tensão, com aquele sentimento de que a qualquer momento alguma coisa pode pular em cima de você. Se realmente quer um jogo de terror, vá jogar Dead Space, F.E.A.R., ou Silent Hill, não Resident Evil 5.

RE5 também possui o famoso"The Mercenaries"

Conclusão

Bom pessoal... apesar de ser um game que não faz jus ao que a franquia já foi um dia, com belos sustos, uma campanha rápida, nada "burocrática" se comparado ao seu antecessor.

Resident Evil 5 inova em ser um novo gênero, que podemos chamar de "action-survival-horror", que traz pela primeira vez um Resident Evil para a luz do dia.

Se ainda não jogou, está perdendo um game com lindos gráficos e uma jogabilidade bem divertida, além de uma grande aventura.
É altamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário