quarta-feira, 16 de maio de 2012

Review: Alan Wake's - American Nightmare

Review
Um dos grande sucessos para o Xbox 360 ganha uma nova versão. Alan Wake American Nightmares é uma continuação do primeiro título que chega via download na Xbox Live. Confira.

Nota:
  • 10
  •  
  • 9
  •  
  • 8
  •  
  • 9




Prós
  • Mecânica que funciona
  • Gráficos mais bonitos
  • Trilha sonora empolgante
Contras
  • Curto demais
  • Enredo repetitivo








Conclusão
Alan Wake American Nightmare é uma "visita de médico" de um clássico que surgiu na atual geração. Com o inconfundível sistema de sombra e luz, o jogo é um dos mais belos títulos lançados este ano para o Xbox 360. Mesmo com um enredo repetitivo e limitado, a mecânica eficiente e o clima de suspense faz com que você se apaixone pelo jogo. Se a intenção da Remedy era presentear os fãs da série, ela conseguiu de uma forma eficiente, porém, devido ao curto modo história, os pedidos por Alan Wake 2 se intensificaram.



Alan Wake's American Nightmare é um aperitivo para Alan Wake 2



Nome: Alan Wake American Nightmare 
Gênero: Ação
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: Xbox 360 (via Xbox Live)
Alan Wake American Nightmare (Foto: Divulgação)
Alan Wake's - American Nightmare
O suspense está de volta... mas já foi embora!

Alan Wake fez uma pequena revolução quando foi lançado em 2010. O game tinha o intuito de colocar o jogador na pele do escritor em meio a mistérios e muito suspense. O resultado foi além do esperado, levando o título a ser considerado um dos melhores jogos exclusivos para a plataforma da Microsoft.

E na industria dos games, quando um título tem um resultado positivo - tanto de criticas quanto de vendas - é inevitável que os fãs aclamem por uma sequencia. A Remedy Entertainmentouviu os pedidos e presenteou os fãs com um novo jogo. Mas nada de uma continuação muito complexa, a opção foi lançar uma versão digital que aproveite o sucesso da franquia e dê um aperitivo de que pode vir por aí o Alan Wake 2.

Confira o gameplay do novo Alan Wake's aqui:

Assim, da mesma forma que os fãs ficaram contentes com o retorno da série, uma sensação de "quero mais" ficou no ar. Isso porque o jogo é bem curto comparado ao primeiro título. Entretanto, para os acostumados aos jogos distribuídos online, era de se esperar esse tempo de duração.

Alan Wake's American Nightmare (Foto: Divulgação)

Enredo com idas e vindas

American Nightmare conta um pouco da trajetória de Alan Wake. Aqui, o escritor ainda é um simples roteirista de um programa de TV chamado Night Springs. E durante uma estadia pelo Arizona, Alan começa a deparar-se com eventos sobrenaturais na região. Mas o que antes parecia ser apenas sua imaginação, logo torna-se real e perigoso.

O enredo tinha tudo para ser um dos grandes potenciais da franquia, porém a Remedy insistiu em uma mecânica que não agrada muito: a repetição de eventos. Isso mesmo, em American Nightmare, você deverá passar pelos mesmos evento e localidades diversas vezes. Com isso, além de confundir o jogador - deixando-o com uma sensação de "já passei por aqui, o que aconteceu?" - a ideia é um tanto tendenciosa. Será que a produtora queria poupar esforços?

O jogo também conta com um outro modo, que consiste em sobreviver a onda de ataque até que a luz do sol apareça. De acordo com seu resultado, itens e mapas são desbloqueados. E, apesar de simples, o modo faz com que o jogo tenha uma vida útil ainda maior.

Alan Wake's American Nightmare (Foto: Divulgação)

Visual inconfundível

Se no primeiro título os gráficos era um dos pontos positivos, em Alan Wake American Nightmares, eles reforçam essa tese. Com um sistema de sombra e luz invejáveis, o jogo cria uma identidade única e serve de exemplo para muitos jogos - como Silent Hill - que utilizam o efeito como coadjuvante do game.

Os cenários também são bem definidos e colocam o jogador em uma Arizona reproduzida de forma impecável. Até os simples detalhes não foram esquecidos, como a poeira do deserto e a visão turva diante de nuvens de fumaça. Os personagens também merecem destaque, desde um jovem Alan Wake a criaturas diversificadas e monstruosamente reproduzidas.

A trilha sonora também continua empolgante, embalando as aventuras do escritor com muito rock and roll inserido em momentos de tensão, como perseguições e combates. Os efeitos sonoros também são bem aplicados, um exemplo disso é jogar American Nightmare em um home theater ou um Headset 5.1. A localização do som funciona perfeitamente.

Alan Wake's American Nightmare (Foto: Divulgação)

Jogabilidade eficiente

Para os novatos, American Nightmare conta com um tutorial básico logo no início do jogo. Mas ele não funciona de uma forma eficaz, necessitando que o jogador tenha uma certa vivência no game para pegar as manhas e habilidade com a lanterna e a arma.

Mas se você já jogou o título anterior, não há nada com que se preocupar. Pelo contrário, há muito do que se comemorar, pois agora os controles estão mais macios e eficientes. Iluminar as criaturas das sombras com a lanterna está mais suave e menos "caro", ou seja, dá para economizar bastante nas baterias, iluminando até um certo nível e esperando que ela carregue novamente.

O sistema de mira também está muito mais eficiente. Com um arsenal bem variado - mas necessitando ao jogador recolher manuscritos para que armas sejam liberadas - o sistema facilita acertar um inimigo sem necessariamente mirar manualmente com a lanterna o alvo. E a falta de munição é uma situação quase impossível durante o jogo, uma vez que elas estão espalhadas por todo o cenário.

Alan Wake's American Nightmare (Foto: Kotaku) (Foto: Alan Wake's American Nightmare (Foto: Kotaku))

Conclusão

Alan Wake American Nightmare é uma "visita de médico" de um clássico que surgiu na atual geração. Com o inconfundível sistema de sombra e luz, o jogo é um dos mais belos títulos lançados este ano para o Xbox 360. Mesmo com um enredo repetitivo e limitado, a mecânica eficiente e o clima de suspense faz com que você se apaixone pelo jogo. Se a intenção daRemedy era presentear os fãs da série, ela conseguiu de uma forma eficiente, porém, devido ao curto modo história, os pedidos por Alan Wake 2 se intensificaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário